Para se falar de aviões e suas generalidades, nada melhor que exemplificar os tipos de sustentadores que fazem voar! As asas meus amigos!
O QUE É ASA?
Asa é um dispositivo mecânico destinado à sustentação aerodinâmica. As asas estão presentes na maioria dos aparelhos com capacidade para voar, como os aviões.
Para que uma asa produza "sustentação", ela deve ter um ângulo de ataque relativo ao fluxo de ar, fazendo com que o ar seja defletido para baixo. Uma vez que a asa exerce uma força para mudar a direção do ar, o ar deve também exercer uma força na asa, em igual tamanho e em direção oposta, fazendo com que a asa confira sustentação ao resto do avião ou outro aparelho. Em resumo, a sustentação alcançada é derivada da Terceira Lei de Newton, mas também de outras propriedades do sistema asa/ar.
ASA RETA
- A asa reta é a mais eficiente de ponto de vista estrutural, entretanto não tem a aerodinâmica muito boa nem pode ser usada em voos supersônicos. A asa reta é destinada a voos com velocidade relativamente baixa (subsônica).
ASA TRAPEZOIDAL
- A trapezoidal é similar à reta, porém é menos eficiente estruturalmente e mais, aerodinamicamente.
ASA ELÍPTICA
- A elíptica é a mais aerodinâmica das asas desenvolvidas para voo em baixas velocidades. Entretanto, a construção dela é muito difícil (e, consequentemente, cara).
ASA EM FLECHA
- As asas em flecha são as mais utilizadas em aviões que desenvolvem grandes velocidades, sem quebrar a barreira do som. Esse tipo de asa é usado em praticamente todos os aviões comerciais atuais. As duas principais vantagens são a facilidade de construção e a aerodinâmica. A desvantagem principal é o fato de ela não poder ser usada em aviões supersônicos sem receber profundas alterações no seu projeto. Essas alterações fazem com que ela perca muita sustentação, exigindo grandes velocidades de aterragem e decolagem.
ASA ENFLECHAMENTO NEGATIVO
- A asa com enflechamento negativo é similar ao tipo flecha, porém tem três vantagens: a ponta da asa funciona melhor, dificulta o estol da asa e combina melhor com certos tipos de avião. Ela ainda pode ser alocada em uma parte mais recuada da fuselagem. Entretanto, ela é pouco usada, pois ela precisa ser muito rígida. Além disso, ela tende a sofrer com instabilidade ao voar em velocidades muito altas, o que prejudica o controle da aeronave.
ASA EM FLECHA DOBRADA
- A asa em Flecha dobrada é uma combinação da Flecha com a Enflechamento negativo, pegando assim as vantagens dessa mistura, e consequentemente um pouco das desvantagens.
ASA DE GEOMETRIA VARIÁVEL
- A asa com geometria variável permite baixas velocidades de pouso e decolagem e altas velocidades de voo. Ela reúne todas as principais características vantajosas das outras asas, sem ter suas desvantagens, pelo menos não permanentemente. Por exemplo, asas com grande poder de sustentação tendem a ter grande coeficientes de arrasto. Com essa asa, isso não é exceção. Entretanto, basta recolher a asa para diminuir esse coeficiente.
ASA EM DELTA, OGIVAIS E COM CANARDS
- As asas em forma de delta aí incluídas também as ogivais, servem, principalmente, para voos em velocidades supersônicas, pois quando algum corpo excede a velocidade do som, uma onda de choque se forma ao redor desse objeto. Quando, por exemplo, a asa reta é utilizada nesse tipo de voo, uma parte dela fica "para fora" dessa onda de choque. Consequentemente, ela é danificada. Com asas em formas de delta, isso não acontece. Elas ficam inteiramente "dentro" dessa onda de choque e, com isso, permanecem intactas. Quando é usada com canards, eles agem com estabilizadores horizontais.
ASA DELTA COM TIMÕES
- São asas com as mesmas propriedades das asas Delta com Canards, porém a instalação dos estabilizadores é feita na calda
ASA DELTA DOBRADA
- São asas que sofreram modificações para diminuição de peso e ganho de flexibilidade, sem perder a performace em voos para alta velocidade.
ASA VOADORA
- A asa voadora é teoricamente a configuração de aeronave de asa fixa de maior eficiência aerodinâmica. Oferece alta eficiência estrutural, resultando em menor peso e economia de combustível. Por não ter superfícies estabilizadoras convencionais ou as superfícies de controle associadas, a asa voadora sofre as desvantagens inerentes de ser instável e de difícil controle.
E assim terminamos essa bela matéria!
Você é capaz de distinguir os diferentes tipos de asas das aeronaves?
Vlw e Flw!