Trem de pouso ou trem de aterragem, ou trem de aterrissagem, é um dos principais equipamentos do avião, utilizado na decolagem e na aterrissagem, sendo o trem de pouso dianteiro responsável pela direção durante o deslocamento da aeronave no solo.O trem de pouso deve suportar todo o peso de uma aeronave durante as operações de pouso e decolagem, sendo fixado rigidamente aos componentes estruturais primários da aeronave.
O Trem de Pouso divide-se pela sua construção e sua operação:
Quanto a sua construção, ela pode ser do tipo Convencional ou Triciclo.
Quanto a sua construção, ela pode ser do tipo Convencional ou Triciclo.
CONVENCIONAL
O chamado trem convencional (designado em inglês por taildragger), é o oposto do trem triciclo; é um trem que possui dois pneus frontais, e um traseiro, sob a empenagem.
No exemplo acima, as Pernas Frontais são os Trens Principais, e a traseira é chamada de Bequilha, que faz a função de Trem de Pouso Auxiliar.
As aeronaves com trem de pouso convencional, o nariz do avião bloqueia a visão a frente. Esse tipo de aeronave é mais propensa a pilonar (capotar para frente), como pode ocorrer se passar por um desnível ou se os freios forem demasiadamente aplicados. Em uma pilonagem, a cauda da aeronave sobe e a hélice atinge o solo, causando danos à aeronave.
Esse vídeo abaixo é Top, um bom exemplo de Pilonagem.
TRICICLO
Uma aeronave com um trem "triciclo", possui um pneu frontal, sob a parte da frente, e dois traseiros, dispostos sob as asas. A vantagem desta configuração, relativamente à anterior, é o fato de ser mais seguro em frenagens mais acentuadas, impedindo que o avião entre em capotamento frontal.
A Perna de Trem Frontal, é chamada de Trem de Nariz, Trem Auxiliar e Bequilha Dianteira, esse ultimo termo, quase nunca usado. As pernas Traseira são chamadas de Trem de Pouso Principal, Perna Principal, Trens de Barriga. Respectivamente nesta ordem dos termos mais conhecidos para os menos conhecidos.
E um videozinho para demonstrar esse tipo de Trem, ACTION!
Agora vejamos quanto a Operação dos Trens de Pouso
Quanto a operação os Trens de pouso se divide em, Fixo, Retrátil / Semi-Escamoteável, Escamoteável.
Quanto a operação os Trens de pouso se divide em, Fixo, Retrátil / Semi-Escamoteável, Escamoteável.
Trem de Pouso FIXO
Não possui sistema de retração, permanecendo estendido durante o voo.
Veja, o AERO BOERO AB-115, é um exemplo de Trem Fixo
Trem de Pouso RETRATIL ou SEMI-ESCAMOTEÁVEL
Tipo de trem-de-pouso que pode ser recolhido para dentro do corpo ou das asas de uma aeronave enquanto ela estiver em voo, a fim de reduzir a resistência aerodinâmica parasita. É operado por um mecanismo que pode ser por meios hidráulicos, elétricos, sem-fim ou engrenagens; ou então a combinação de alguns ou de todos eles. A grande diferença é que suas partes ficam à mostra.
Trem de Pouso ESCAMOTEÁVEL
O mais comumente usado devido a sua vantagem aerodinâmica. Esse tipo deixa o trem de pouso totalmente guardado.
Reparem que os Trens de Pouso EMB 195-E2 e o EMB KC390 estão totalmente guardados deixando a superfície uniforme totalmente aerodinâmica.
E assim terminamos essa bela matéria!
Você é capaz de distinguir o tipo de construção de Trem de Pouso e seus modos de Operação?
Vlw e Flw!
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