Caros amigos, já vimos os Tipos de Asas, as Posições das Asas, e agora o Número de Asas. Nesta esfera os aviões são subdivididos em Monoplanos, Biplano, Triplano, Quadriplano e Multiplano.
MONOPLANO
É uma configuração de aviões com somente um par de asas, em contraste do biplano ou o triplano. As principais distinções em relação ao tipo de monoplano são referentes a como as asas são anexadas à fuselagem: (Asas Baixas, medias, altas, parasol e gaivota)
BIPLANO
Biplano é uma aeronave com uma configuração de asas de tal modo que há duas superfícies de sustentação verticalmente paralelas (uma sobre a outra). Foi uma configuração muito usada até os anos 40, mas caiu em desuso gradativamente por apresentar grande arrasto aerodinâmico, impedindo que o avião alcance velocidades mais altas, mesmo com motores potentes, representando baixa eficiência.
TRIPLANO
Triplano - é uma aeronave com uma configuração de asas de tal modo que há três superfícies de sustentação verticalmente paralelas (uma sobre a outra). Esta configuração visava grande manobrabilidade por possuir asas mais curtas e, com menor momentum angular no sentido longitudinal. Por outro lado, os três conjuntos de asas impediam que o avião alcançasse velocidades mais altas, mesmo com motores potentes, representando baixa eficiência. Foi uma configuração predominantemente usada durante a Primeira Guerra Mundial, mas caiu em desuso por não apresentar grandes vantagens em relação aos biplanos, que possuíam menor arrasto aerodinâmico, por terem menos conjuntos de asas
QUADRIPLANO
O quadriplano é uma configuração de aeronave em que consiste em quatro asas, ela nunca foi usada em combate apesar de ter sido usada no Armstrong Whitworth F.K.10 da Primeira Guerra Mundial.
E assim terminamos essa bela matéria!
Você é capaz de distinguir os números das asas que compõe cada tipo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário