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domingo, 21 de julho de 2019

TIPOS DE FUSELAGEM

Para a nossa última matéria do conhecimento das partes que compõe a aeronave. Falaremos hoje dos tipos estruturais que compõe o corpo da aeronave.

Nesta esfera, a construção básica das estruturas é distinta em trés categorias.
As Treliças, Monocoque e Semi-monocoque.

TRELIÇAS

Chamada de fuselagem de viga armada é usada em aviões leves. Consiste de uma estrutura de tubos de aço soldados ou rebitados, ou encastrados entre si em séries de quadros ou triângulos. Os tubos que correm ao longo da fuselagem são as longarinas. As ligações entre as longarinas chamam-se tirantes. As cérceas e as réguas dão a forma aerodinâmica à fuselagem. O cavernam e ganha então forma com o revestimento final externo, que pode ser de alumínio, de magnésioplástico moldado ou fibra de vidro. Se for de tela, o revestimento é pintado com dope para endurecer e impermeabilizar. Esse processo chama-se entelagem.

DOPE: Preparado químico à base de nitrato ou acetato de celulose, aplicado sobre a tela dos aviões a fim de reforçá-la e impermeabilizá-la.


                                              Exemplo de construção em treliça.

MONOCOQUE

Monocoque é um tipo de projeto estrutural que suporta cargas na cobertura externa de um objeto, similar a uma casca de ovo. O termo é também utilizado para indicar uma estrutura na qual a cobertura, ou revestimento, é responsável pelo suporte estrutural do objeto.
Trocando em miúdos, é o Revestimento Externo que segura a estrutura.

Para que o conceito seja verdadeiro, tem que ser composto por Cavernas e o Revestimento.



SEMI - MONOCOQUE

O termo semi-monocoque refere-se a uma estrutura de casca estressada que é semelhante a um verdadeiro monocoque, mas que deriva pelo menos um pouco de sua força do reforço convencional. Tendo como a sua principal diferenciação, as Longarinas.


Longarinas: longarina é a peça ou parte principal, fundamental e indispensável utilizada na montagem da asa e para algumas aeronaves na estrutura. Geralmente com elevada resistência e a maioria delas fabricada com ricas ligas metálicas, ou seja, misturas refinadas em altas temperaturas de dois ou mais metais diferentes encontrados na natureza, selecionados com cuidado e critério por oferecerem propriedades de se adaptar aos frequentes esforços de flexão a que são submetidos durante o voo da aeronave e também nos pousos e decolagens.


Para efeito de aprendizagem, veja a nomenclatura dos itens estruturais.



Nos aviões atuais, a estrutura semi-monocoque é a mais utilizada.


Aprendemos nesta matéria, a estrutura Treliçada, Monocoque e Semi-monocoque.
E assim terminamos essa bela matéria!
Você é capaz de diferenciar os Tipos de Fuselagem usados nas aeronaves?
Vlw e Flw!

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