Por estratégia, necessidade, evolução ou por pedido de fabricação, as aeronaves foram se modificando e atendendo os diversos tipos de terrenos, tendo que pousar em ambientes de pouco espaço, ou em ambientes que só eram povoados por barcos. Quanto essa diversidade de ambiente, nasceu a classificação geral das aeronaves. Estamos falando dos Litoplanos, Hidroaviões, Anfíbios, planadores e as aeronaves de Asas Rotativas.
LITOPLANOS
São as aeronaves capazes de pousar e decolar em superfícies solidas, equipadas com Trem de Pouso, chamadas também de aeronaves de Aterragem.
O trem de pouso das aeronaves Litoplanas podem variar conforme a utilização do avião...veja abaixo o famoso DHC BUFFALO, uma aeronave capaz de pousar e decolar em poucos metros mesmo sendo uma aeronave de carga. Uma bela demonstração!
HIDROPLANOS
São as aeronaves com a capacidade de decolar e pousar sobre superfícies líquidas, também chamadas de Amerrisagem ou Amaragem.
Olha essa belezura, o DHC-2 BEAVER, uma bela derivação do BUSH PLANE (versão com trem de pouso) mas equipados com flutuadores!
O motor radial dessa maravilha faz um belo barulho!
ANFÍBIOS
Os aviões anfíbios apresentam um aspecto e características semelhantes aos Hidroaviões, apenas com a diferença de terem rodas para pouso em terra, além do casco ou dos flutuadores para pouso na água.
Se você gostou do vídeo anterior, te apresento o BERIEV BE-12 (foto) e o BERIEV-200 (vídeo), veja por si só o quanto essa maravilha é um ícone dos aviões anfíbios.
PLANADORES
Planador é uma aeronave sem motor, mais densa que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião, que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera. A prática de aviação desportiva com planadores se denomina voo à vela. Existem planadores utilizados para fins militares, que foram empregados mais largamente durante a Segunda Guerra Mundial.
Veja um lançamento real de um planador...Incrível!
"Aqui tem coregem!"- Berranteiro, Serjão.
HELICÓPTEROS
Falar o que desses espécimes, em contraste com aeronaves de asa fixa, os helicópteros, permite decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos dão aos helicópteros a possibilidade de serem utilizados em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capaz de pousar ou decolar.
Um grande exemplo de Maquina com asas rotativas a seguir, e uma referência unanime em coisa linda de se ver voar é o CH-47 CHINOOK da Boeing. Aeronave multi-missão, que vale apena dar uma bizurada na wikipédia para saber sobre as suas características.
Quem já viu alguém chamando uma moto no GRAU? Olha esse caboquinho o que ele faz com essa maquina de guerra!
Que tal uma missãozinha de resgate? o Chinook faz!
E assim terminamos essa bela matéria!
Você é capaz de distinguir as características gerais das aeronaves?
Vlw e Flw!
Top a matéria coloca as especificações do c17 b52 obgdo
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