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sexta-feira, 19 de julho de 2019

TIPOS DE EMPENAGENS



Hoje abordaremos os tipos de empenagem, mais afinal o que é empenagem?

Conceituando: A empenagem é uma estrutura do avião constituída pela parte terminal da fuselagem e pelos estabilizadores vertical e horizontal. A empenagem é a parte localizada na região traseira sendo ela responsável pela estabilidade longitudinal e direcional do avião. 
Tipos de empenagem.

Geralmente o que compõe uma empenagem são os Profundores, Leme de Direção e Deriva, mas para não sair do foco, as Superfícies de Comando Primarias e Secundárias falaremos mais tarde!

CONVENCIONAL ou PADRÃO
A cauda convencional é o formato mais comum atribuído ao projeto dos aviões, no qual a empenagem horizontal fica na base da deriva. Como a deriva deve suportar o peso do estabilizador, a estrutura desta configuração é mais leve e resistente.

TIPO "T"
A chamada “cauda em T” também é largamente utilizada em aeronaves comerciais. Ela se faz mais pesada do que a convencional, devido à necessidade de se reforçar a empenagem vertical. Possui, no entanto, as vantagens de contar com um leme direcional mais eficiente, além de permitir a instalação de propulsores na sua parte inferior.

TIPO "V" ou RUDDERVATORS
Já na configuração em “V”, as superfícies da empenagem são combinadas em apenas duas superfícies, formando a letra alfabética. Esta formatação é conhecida como “ruddervators”, termo criado pela fusão das palavras rudder (leme) e elevator (profundor). Com ela, há a redução no arrasto da aeronave, porém se exige um sistema de comandos mais complexo.

TIPO CAUDA DUPLA
Por sua vez, a chamada empenagem de cauda dupla é capaz de manter os lemes fora da linha de centro do avião – e que, eventualmente, poderiam estar anulados pela asa ou pela fuselagem frontal em altos ângulos de ataque. Também é utilizada como truque para reduzir o peso em relação à cauda convencional.

TIPO CRUCIFORME
cauda cruciforme (cruzada) é uma configuração peculiar, que se estabelece como uma intermediária entre as duas anteriores. Assim como a cauda em “T”, ela também permite a instalação de propulsores na sua parte inferior e evita a interferência dos gases de exaustão na empenagem horizontal. Porém, tem a vantagem de ser relativamente mais leve para aeronave.


Geralmente encontramos diariamente esses tipos de caudas em dia de Portões Abertos, Beira de Aeródromo ou até em eventos de aeromodelismo. Muito bom para treinar a diferenciação pelo o numero de aviões que esses locais nos propicia.

E assim terminamos essa bela matéria!
Você é capaz de distinguir os Tipos de Empenagens empregadas nos Aviões?
Vlw e Flw!

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